Homenagens são feitas em Sessão Solene

Publicado em 03/09/2018 às 14:48 - Atualizado em 03/09/2018 às 15:13

Imagem oficial dos homenageados ou seus representantes. Baixar Imagem

O Poder Legislativo de Jardinópolis realizou, na noite de sexta-feira (31), uma Sessão Solene, no Auditório da Escola Fazenda Triângulo. A iniciativa partiu do presidente da Casa Ivan Tonini (MDB) em homenagear o ex-prefeito de União do Oeste Idoir Miguel Zatti, os 12 membros da Comissão Pró-emancipação e uma das primeiras professoras de Jardinópolis, Jabelita Marmentini.

Na primeira parte da sessão, foram entregues as honrarias aos homenageados ou representantes. Logo, foi passada a palavra à professora Jabelita. Emocionada, ela mencionou passagens de como era educar os filhos dos primeiros moradores de Jardinópolis, no final dos anos 50, e início da década de 60. “Comecei a lecionar dentro da Igreja, os alunos se comportavam, cada um com sua situação, mas tinha muita pobreza”, enfatizou.

O segundo homenageado foi o prefeito de União do Oeste Idoir, na época da emancipação, entre 1989 e 1992. “A população do Distrito de Jardinópolis não queria ser bairro de União do Oeste” comentou. Conforme Zatti, sua equipe não mediu esforços para tornar Jardinópolis município, porque era um anseio da população e das lideranças locais.

O primeiro prefeito de Jardinópolis, Ademir Dal Bianco, falou em nome dos membros da Comissão. Enalteceu o empenho de todos e a dedicação do trabalho coletivo para conquistar o objetivo que era a emancipação.

Para o presidente Tonini, cada homenageado deixou sua marca, a contribuição para criar o município e tornar a vida de quem mora em Jardinópolis melhor, pois aproximou o Poder Executivo à população. “Ao analisar, fica claro os avanços nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, social e agricultura que nosso município conquistou com a emancipação”, enfatiza.

Ao falar da homenageada Jabelita, o presidente enalteceu a dedicação em lecionar num tempo de precárias condições, superadas com a força de vontade de quem tinha o que ensinar e de quem queria aprender. “Parabenizo todos os homenageados e agradeço os vereadores por aprovarem o projeto de forma unânime”, finalizou.

O evento foi prestigiado pelo prefeito e vice de Jardinópolis Dorildo Pegorini e Albino Kuskoski, o presidente da Câmara de União do Oeste Roberto Zordan, o presidente da Associação das Câmaras do Oeste de Santa Catarina (Acamosc) Valdenei Ferrarini e o representante do Poder Executivo de União do Oeste, o secretário de agricultura Paulo Soares.

Homenageados

Idoir Miguel Zatti – Ex-prefeito de União do Oeste

Jabelita Marmentini – Professora que lecionou no final dos anos 50 em Jardinópolis

Comissão Pró-emancipação