Vereadores aprovam Moção de Apoio em prol da manutenção das rodovias catarinenses

Publicado em 20/05/2019 às 19:34 - Atualizado em 20/05/2019 às 19:34

15ª Sessão Ordinária de 20 de Maio de 2019 Baixar Imagem

Os vereadores de Jardinópolis do Progressistas Ademir Dariva e Jean Zuanazzi apresentaram a Moção de Apelo Nº 02/19 ao Projeto de Lei nº 013.9/2019 de autoria do deputado estadual Alatir Silva. O manifesto foi aprovado por unanimidade dos legisladores de Jardinópolis.

Ele apoia a proposta de projeto de lei que “Institui o Fundo de Manutenção e Conservação das Rodovias Estaduais”. Conforme a iniciativa, o objetivo é criar um mecanismo permanente para destinar recursos financeiros exclusivamente para a manutenção e conservação das rodovias catarinense.

Um estudo da Confederação Catarinense de Municípios (Fecam) revelou que 35% das rodovias em Santa Catarina (SC) estão em péssimo estado de conservação e 43% apresentam danificações.

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) fez uma pesquisa em 2018 e apontou que SC é um dos estados brasileiros que tem pior gestão sobre as rodovias, com 60% dos trechos estaduais considerados ruins e péssimos.

A criação do Fundo para manutenção e conservação das rodovias catarinenses será um avanço para o Estado. De acordo com a proposta do projeto, será custeado pelos recursos oriundos do pagamento de IPVA, das multas de trânsito e faixas de domínio.